Nossas atividades começaram-se a mais de 7 anos atrás. Alta disponibilidade e variabilidade dos produtos. Os itens da Cisne Modelismo Naval são praticamente itens obrigatórios que agregam para sua coleção e em qualquer ambiente que as nossas peças estão presentes.
Minha história
"A arte da Cisne Modelismo consiste em transformar aquilo que não seria mais utilizado e descartado em réplicas navais repletas de história, com alto nível de acabamento e atenção aos detalhes, podendo trazer a relevância que os navios têm e suas histórias."
O início, como tudo, foi muito simples. Comecei com materiais e técnicas muito simples, logo após admirar maquetes navais em lojas. Fiz minhas primeiras réplicas de navios de cruzeiro com fita crepe, papel sulfite e caneta permanente. A paixão não parou por aí, e comecei então a fabricar navios de passageiro em menor escala, também bem simples e enxutos, com seus cascos feitos de madeira e o revestimento com papel sulfite e tinta guache. Uma das minhas primeiras peças desse tipo foi o Titanic, onde tive muita dificuldade para achar um material que possibilitava a fabricação da superestrutura.
Dois anos depois, procurei fazer meu primeiro navio bélico: um encouraçado. Eu dizia que era insipirado no Bismarck, mas ele verdadeiramente assemelha-se com a arquitetura do Yamato. Um passadiço alto, mastro triangular a Bombordo, 2 baterias principais de vante e mais duas secundárias logo atrás, e na popa, uma torre principal dupla. É um navio que realmente, era recheado de detalhes para aquela época.
Naquele mesmo ano, havia produzido um sucessor ao encouraçado, um ainda mais poderoso, mas ainda acredito que o anterior era bem mais mais detalhado e, ao contrário do sucessor, ele tinha pintura. As técnicas começaram a evoluir a partir do momento em que debrucei-me na produção de naus de linha, com meu primeiro sendo com uma técnica tradicional com casco de papelão dobrado e curvado, mas os seguintes viriam a ser construidos com uma técnica recorrente, com a construção de um esqueleto que formaria o casco e um revestimento, que tradicionalmente é feito com madeira, mas que eu havia feito com jornal e cola branca. Aquela técnica mudou completamente a maneira com que eu poderia fazer minhas embarcações, tudo que eu havia feito a partir dali havia se tornado obsoleto.
Com a nova técnica, busquei produzir minha primeira belonave moderna, que viria a ser (acidentalmente) na escala 1:607. Era o porta-aviões britânico HMS Audacious, que fora renomeado para HMS Eagle, no início dos anos 50. A sua configuração era a de como ele inicialmente seria construído, com um convoo convencional da Segunda Guerra. Eu o produzi, mas, devido a minha dificuldade com replicar exatamente como o original, houveram algumas mudanças, como a adição espontânea (e estranha) de um tubo de torpedo localizado a boreste do navio, adição de demasiados corredores que envolviam o casco (principalmente a popa) e a adição de duas lanchas equpadas com cargas de profundidade na popa, a boreste. Dei o navio como terminado mesmo sem pintura.
Esse foi o marco de início da minha coleção de navios da escala 1:600.
No ano de 2021, decidi dar início á construção da minha segunda embarcação na escala 1:600, que foi um navio da classe Gearing de contratorpedeiros. Embora havia se passado um ano desde o término do HMS Audacious, minhas técnicas de replicação exata eram precarias, e o navio foi feito quase que inteiramente a olho. Somente no terceiro navio da escala, o gigantesco porta-aviões estadunidense USS Midway CV-41, um pioneiro da marinha dos EUA (e de certa forma, da minha frota), que eu decidi melhorar cada vez mais minha habilidade de replicar as embarcações, tornando-as, uma após a outra, mais fiel a belonave real.
Em 14 de Setembro de 2023, a Cisne abriu as porta para as vendas, iniciando um novo ciclo, que para mim, representa novas técnicas, desafios, experiências, e que representa uma expansão de grandes dimensões, remodulando e mudando para que possamos chegar a um lugar melhor.
Nós esperamos trazer para você, e qualquer um que adquirir uma peça da Cisne, uma ótima experiência, e que cada uma aquisição simbolize um marco novo na sua vida. Através do modelismo, pode-se ter o mundo na palma das mãos.
Atenciosamente, Lucas Menezes e toda a equipe.