Os navios-escola da Marinha do Brasil são unidades feitas para a instrução de novos oficiais e praças da Marinha do Brasil. Nesses meios, são treinadas e adestradas tripulações, tanto brasileiras quanto estrangeiras.
O uso dessas embarcações é comum em todas as marinhas do mundo, mais ainda em marinhas européias tais como a marinha espanhola, italiana e portuguesa. No Brasil, durante o decorrer do século XIX, as atividades de instrução eram esporadicamente realizadas em diferentes meios da marinha, com alguns navios se destacando por, por exemplo, serem designados para as primeiras viagens de circunavegação mundial da Marinha do Brasil, como a corveta Vital de Oliveira, que o fez no ano de 1879. Aqui estão os 6 Navios-Escola que a Marinha do Brasil já teve.
1 - NE Benjamim constant
Esse navio foi o primeiro navio escola da marinha do brasil. O Benjamim Constant foi construído no estaleiro francês Forges et Chantiers na década de 1890. Teve um serviço de quase 40 anos na Marinha do Brasil, tendo diversas e grandes viagens de instrução ao redor do mundo, passando, principalmente, pela Europa e América do Norte.
2 - NE Almirante saldanha
O navio escola Almirante Saldanha ostenta esse nome em homenagem ao almirante da Marinha Saldanha da Gama. Sua encomenda foi assinada no dia da independência do Brasil a bordo do encouraçado São Paulo. Seu batimento de quilha ocorreu em 11 de junho de 1933 e seu lançamento ocorreu em dezembro daquele ano. O navio participou de várias missões ordinárias de instrução, viagens de circunavegação e adestramento de tripulações, inclusive internacionais.
Em 1959, o navio foi redesignado como um navio oceanográfico (NOc), tendo seus mastros retirados e obtendo uma nova superestrutura, preparada para a sua nova atividade.
3 - NE Duque de caxias
O Duque de caxias U11 era originalmente um navio de transporte de tropas dos EUA, que teve sua quilha batida em 1916, com comissionamento da marinha muito breve ao fim da primeira guerra mundial, quando foi convertido em um navio de passageiros para a Ward Line, transportando passageiros dos EUA a destinos para o Caribe. Para se juntar ao esforço de guerra dos EUA da Segunda Guerra Mundial, o Orizaba entrou em reformas no estaleiro Bethlehem Steel Co. No ano de 1943, seguindo o programa de Lend-Lease e a transferência de armamentos, viaturas blindadas e meios navais para países amigos aos EUA, o Orizaba foi transferido à marinha do Brasil como Duque de Caxias, que foi, por sua vez, incorporado à marinha em 1945. Naquele ano, em 28 de agosto, o navio já logo teve a missão de transportar 1801 homens da FEB na Itália. Em 1947, enquanto transportava passageiros, ocorreu um vazamento de óleo seguido de um incêndio, que ceifou a vida de 27 tripulantes. No ano subsequente de 1948, passou por um PMG e foi transformado em navio-escola. Efetuou, na maioria de sua vida em serviço na Marinha do Brasil, operações de transporte de tropas, como por exemplo na vez em que transportou soldados da AMAN, Escola Naval e AFA, para um desfile. O NE Duque de Caxias é o maior navio escola que o Brasil já teve, com aproximadamente 11 mil toneladas de deslocamento.
4 - NE Guanabara
Essa embarcação foi originalmente o navio Albert Leo Schlageter, que teve sua quilha batida no ano de 1936 em um estaleiro da Blohm & Voss, na Alemanha. Foi capturado pelos EUA durante o fim da Segunda Guerra Mundial e vendido ao Brasil por 5.000 dólares em 3 de julho de 1948, $65.181 em valores atuais. O navio foi então vendido ao Brasil no dia 27 de outubro de 1948. Teve serviço breve na Marinha do Brasil, com este se encerrando no dia 10 de outubro de 1961.
5 - NE Custódio de Mello
O NE custódio de mello teve sua quilha batida em 13 de dezembro de 1953 no estaleiro japonês Ishikawajima Heavy Industries Co. Ltd., Lançado em 10 de junho de 1954, tendo como madrinha a esposa do embaixador brasileiro no japão. O navio foi inicialmente construído com o intuito de servir como transporte de fuzileiros e viaturas do exército. Tinha a impressionante capacidade para acomodar até 497 homens e a curto prazo, estonteantes 1972 praças, somando 2099 como capacidade total de curto período. Pelo fato do navio ter alta infraestrutura e servir muito como treinador para preparo de desembarques anfíbios e operações gerais, o navio foi transformado, em 13 de julho de 1961, em um navio escola.
E como qualquer embarcação do tipo, o Custódio de Mello, navegou milhares e milhares de milhas náuticas, efetuando operações de transporte e treinamento ao redor do mundo, com por exemplo, a V Viagem com Circunavegação de um Navio Escola brasileiro, contando com 11 destinos de 8 diferentes nações. As circunavegações ocorrem em conjunto de operações de treinamento, tanto em alto mar, quanto o enriquecimento das culturas e troca de recursos com tripulações e povos estrangeiros, agregando para a sua futura graduação.
6 - NE Brasil
O NE Brasil tem seu projeto inteiramente baseado nos navios da classe Niterói de fragatas da Marinha do Brasil, e foi construído com aparato de última geração para treinamento e adestramento de tripulações. Teve sua quilha batida no dia 18 de setembro de 1981 no estaleiro do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro. Está equipado com equipamentos tais como centrais de inteligência, como por exemplo, o Terminal Tático Inteligente (TTI), Simulador de Treinamento Tático de segunda geração SSTT-2, e mais um simulador de controle de danos no Sistema de Controle de Avarias - SISCAV. O navio segue em serviço até hoje.
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