Foi um encouraçado dreadnought brasileiro que operou nos anos 1910-1950, sendo descrito, durante sua construção em 1907-1909, como o navio mais poderoso já construído.
Fez parte do plano de modernização da marinha de 1905 e encomendado á Inglaterra em 1906. Foi lançado em 1909 e finalmente comissionado em 10 de setembro de 1910.
Participou de importantes confrontos como a revolta da chibata, bombardeamento de Salvador, e durante a Primeira Guerra, efetuou patrulhas no litoral brasileiro, chegando a até ser oferecido para a marinha real britânica para lutar na batalha da Jutlândia, porem o pedido foi recusado, com os britânicos alegando que o navio não estava em condições adequadas para a batalha.
Durante o entre guerras, o Minas Geraes passou por duas grandes modernizações, uma no início de 1920 nos EUA e outra em 1937, no Rio de Janeiro.
Na Segunda Guerra Mundial, o navio já era considerado obsoletos, dados os novos equipamentos adotados nas marinhas tais como radares, melhores telêmetros e radares para controle de disparo, sem contar que o navio não teria um bom desempenho caso se encontrasse com submarinos. Portanto foi encarregado apenas como uma bateria flutuante para a proteção de Salvador.
Depois da guerra, o navio foi vendido á estaleiro de desmantelamento na Itália em 31 de dezembro de 1952, chegando em Gênova no dia primeiro de março de 1954.
Fabricado na escala 1:600, artesanalmente.
A réplica foi feita baseada na configuração do encouraçado Minas Geraes em 1910.
FICHA TÉCNICA DA MINIATURA
Comprimento: 276mm
Boca: 55mm
Altura: 120mm
Peso: 46g